A Força das Serpentes Divinas
Desde os tempos antigos que os nossos ancestrais veem as serpentes como símbolos de renascimento, cura e sabedoria. Elas representam a energia primordial que habita dentro de cada ser, a força que nos impulsiona a evoluir e a despertar para o nosso verdadeiro poder. No esoterismo, a serpente também está associada à energia Kundalini, uma força adormecida na base da coluna que, quando ativada, acende e ilumina a consciência. Este ritual pretende canalizar essa energia ancestral para despertar e fortalecer o amor-próprio, conduzindo-o(a) a um estado de plenitude e autoaceitação.
Materiais Necessários:
- 1 Palo Santo
- 1 vela rosa de copo
- 1 incenso de canela
- Essência de ópio
- 1 quartzo rosa
- Banho de ativação do amor
- Amuleto colar serpente
- 1 folha de papel e lápis de carvão
- Uma fotografia sua
- Um fio de cabelo seu
- 1 copo de água
- 1 saco de tecido ou pedaço de tecido
Execução do Ritual
1) Prepare o seu altar
Organize todos os materiais e prepare-se para dar início ao ritual.
2) Limpeza do espaço
Antes de iniciar o ritual, deve purificar o espaço onde será realizado.
Acenda o palo santo e percorra o ambiente, fazendo movimentos circulares no sentido anti-horário, vá verbalizando “Eu recolho toda a energia negativa, miasma, larva astral ou qualquer outra energia que aqui se faça presente com esta defumação” permitindo que o fumo passe por todos os cantos do espaço e principalmente sob a zona onde executará o seu ritual. Ao terminar de percorrer todo o ambiente, termine junto de uma janela ou porta que dê para o exterior (mesmo que tenha que se dirigir a outra divisão) e com um movimento de expulsão (como se tivesse a empurrar a energia para fora) diga “Eu expulso esta energia deste espaço”, e faça o movimento de cruz 3 vezes dizendo “tranco a sua reentrada neste lugar!”. Termine dizendo “Assim Seja”.
3) Prepare o pergaminho
Num papel branco escreva o seu nome e data de nascimento e faça o desenho da Serpente sagrada (serpente contorcida) conforme o exemplo abaixo.

4) Purificação da sua energia pessoal
Agarre o copo de água com as duas mãos, a água representa a purificação, coloque o fio do seu cabelo dentro do copo e diga: “Pelo poder purificador da água eu peço às forças divinas das sagradas serpentes que purifiquem a minha energia pessoal”.
5) Acender a vela rosa
Coloque a vela a sua frente e acenda-a. Esta chama representa o despertar do seu amor-próprio, a sua luz interna a brilhar sem medos nem dúvidas. Quando acender a vela, diga: “Pelo poder deste fogo eu peço às forças divinas das sagradas serpentes que ativem a força do meu amor próprio para a minha autoconfiança e poder de segurança mental.”
6) Acender o incenso de canela
A canela atrai energia de prosperidade e magnetismo. O Incenso de canela vem trazer-nos o poder de atrair o que desejamos e também os pensamentos de confiança para esse propósito. Ao acender o incenso, diga: Deixe que o fumo envolva o ambiente e a si mesmo, e diga: “Pelo poder desta defumação eu ativo a força de pensamentos atrativos, para que eu confie na minha força, no meu foco e no meu poder. Eu atraio tudo o que eu preciso para ser feliz!”
7) Ativar o quartzo rosa
Pegue o quartzo rosa entre as suas duas mãos e feche os olhos. Mentalize-o a ser preenchido com uma luz rosa brilhante. E diga: “Eu ativo este Quartzo Rosa para trabalhar em mim o poder da confiança e amor próprio. Passarei a acreditar que eu sou digna(o) de amor, eu sou suficiente para mim mesma(o), o meu amor-próprio cresce a cada dia, cada vez mais!” (Pode abrir os olhos para ler depois de imaginar a luz sobre o mineral)
8) Selar a intenção
Pegue no seu amuleto de serpente e diga 3 vezes: “Eu acolho o meu verdadeiro ser com amor e respeito.”
9) Ungir-se com óleo de ópio
Coloque uma gota da essência de ópio nas suas mãos, esfregue-as suavemente e passe nos pulsos e no fundo da sua coluna vertebral. Imagine agora uma serpente a subir pela sua coluna até ao topo da sua cabeça. Sinta-se a ser envolvida(o) pelo poder das serpentes sagradas, despertando a sua sensualidade e magnetismo pessoal.
10) Evocar a energia das serpentes divinas
Visualize uma serpente de luz dourada a sob a sua cabeça, ativando a sua energia vital e o seu poder pessoal. A serpente representa renascimento e sabedoria, guiando-a(o) no caminho do amor-próprio e da autoaceitação. Sinta essa energia a percorrer o seu corpo, desde os seus pés até à sua cabeça, despertando uma nova consciência e ligação consigo mesmo(a). Fique uns momentos apenas a sentir a energia do ritual e quando se sentir satisfeita(o), agradeça e deixe o ritual ficar a firmar (até terminar de arder a vela – dura +/- 2 a 3 dias).
11) Finalização do ritual
Deixe a vela queimar até ao final. Guarde o seu papiro junto ao seu quartzo rosa dentro do saco de tecido. Coloque-o debaixo da sua almofada por pelo menos 21 dias (a contar a partir do dia de abertura do ritual).
12) Banho de Ativação do Amor
Alguns dias depois, quando a vela terminar de arder, tome o banho de ativação do amor. Enquanto a água escorre pelo o seu corpo, imagine-se a ser banhado(a) por uma luz rosa e dourada com serpentes a envolve-la(o). Sinta as energias do ritual a integrarem-se em si.
Uso do Amuleto – Colar Serpente
Nos dias seguintes, use o seu amuleto de ativação de amor próprio com a serpente por pelo menos 21 dias, como um símbolo da sua força, renascimento e amor-próprio. Sempre que o tocar, relembre o compromisso que fez consigo mesma(o) e permita-se brilhar.
Que este ritual lhe traga clareza, confiança e um profundo amor por si mesmo(a).
Autora do artigo:
Joana Nogueira
Sacerdotisa